16 de janeiro de 2010

Water Here



Não sei como dizer-te que minha voz te procura e a atenção começa a florir, quando sucede a noite esplêndida e vasta. Não sei o que dizer, quando longamente teus pulsos se enchem de um brilho precioso e estremeces como um pensamento chegado.
Quando, iniciado o campo, o centeio imaturo ondula tocado pelo pressentir de um tempo distante, e na terra crescida os homens entoam a vindima - eu não sei como dizer-te que cem ideias, dentro de mim te procuram.
Quando as folhas da melancolia arrefecem com astros ao lado do espaço e o coração é uma semente inventada em seu escuro fundo e em seu turbilhão de um dia, tu arrebatas os caminhos da minha solidão como se toda a casa ardesse pousada na noite.

- E então não sei o que dizer junto à taça de pedra do teu tão jovem silêncio.

Quando as crianças acordam nas luas espantadas que às vezes se despenham no meio do tempo - não sei como dizer-te que a pureza, dentro de mim, te procura.
Durante a primavera inteira aprendo os trevos, a água sobrenatural, o leve e abstracto correr do espaço – e penso que vou dizer algo cheio de razão, mas quando a sombra cai da curva sôfrega dos meus lábios, sinto que me faltam um girassol, uma pedra, uma ave – qualquer coisa extraordinária.
Porque não sei como dizer-te sem milagres que dentro de mim é o sol, o fruto, a criança, a água, o deus, o leite, a mãe, que te procuram.

Herberto Helder




7 comentários:

rosa disse...

roubei-ta.
porque é esplêndida!

porque tu espantas-me, roubo-te e procuro-te.

Zorze Zorzinelis disse...

O meu irmão, o qual tem a sorte de ser 14 x mais inteligente do que eu - e olha que é feito histórico! - estuda com afinco, e com rasgados elogios de seus professores e admiradores, literatura pura e dura. Curando sobre escritores, disse-me ele que Herberto é, possivelmente, um dos 10 escritores mais geniais de todos os tempos. Também gosto muito. E esta fusão de música+texto do teu post arruinam - saiba-se!!! - o mito urbano de sangoku e seu eterno amigo-rival, vegeta, ao qual, confesso, era comparado em meus brilhantes tempos de infância. Depois foi sempre a cair... :) Beijos Rosita - sabias que a Rosita é a irmã do Ruca?

rosa disse...

14 mil vezes o sangoku ao ruca.

Nuno disse...

Herberto Helder não é um dos 10 maiores escritores de todos os tempos: é um dos dois melhores inventores da História da Escrita.
:)

rosa disse...

e o outro é...?

rosa disse...

ou a outra?

Nuno disse...

exacto, rosa: os outros: os fenícios, não foram? :)
Herberto inventou uma escrita: redefiniu poesia: gerou uma língua: que vive.
depois há gente que escreve de forma magmática e sanguínea.
Herberto Helder também.